Este é artigo é o log de um mini-projeto de impressão 3D, de uma peça que precisei customizar para minha guitarra.
A peça que modelei e imprimi é esta aqui:
Motivação
Há algum tempo, “transplantei” os captadores ativos (EMG81/85) de uma guitarra Cort X-TH para uma Cort X11 (que vem com captadores passivos).
Captadores ativos precisam de uma bateria para funcionar, por isso a guitarra X-TH já vem originalmente com uma cavidade para o suporte de bateria.
Por outro lado, a cort X-11 vem com captadores passivos e sem essa cavidade. Portanto, ao instalar os novos captadores, a bateria adicional deve ser colocada em algum lugar. A opção de abrir uma nova cavidade foi descartada de cara por ser muito intrusiva. As duas opções viáveis eram a cavidade dos pots/chave seletora e a cavidade do jack P10. Como a bateria não coube em nenhuma das duas, minha solução na época foi deixar na cavidade do jack P10, pois era a mais afastada e não enroscava em nada na hora de tocar.
Depois de acomodar a bateria, como não era mais possível tampar a cavidade, usei a solução maravilhosa da foto a seguir (fita durex).
Apesar de feio, funcionou bem por vários meses.
Mas como brevemente estou com acesso a uma impressora 3D, resolvi deixar essa gambiarra mais apresentável!
Materiais utilizados
- SolidWorks: Para modelagem da peça
- Simplify3D: Para conversão para GCODE (formato de arquivo da impressora 3D)
- Impressora 3D Creality Ender 5 Pro: Para imprimir a peça 🙂
Modelagem
Utilizei o SolidWork para modelar a peça. Depois de assistir alguns tutoriais no Youtube, consegui re-lembrar do básico do software.
Primeiramente, medi as dimensões da tampa original, e como o auxílio de uma foto, ajustei o raio de curvatura dos cantos da peça.
Modelo final:
Impressão
Conclusão
A peça ficou bem mais resistente do que eu esperava e fiquei bem satisfeito com o resultado.
Deixe um comentário